sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Feliz Natal e um 2008 de sucesso

Caros amigos

Faço hoje uma pausa para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de sucesso, saúde e conquistas, aos clientes da Espaço 2D e a todos os que freqüentam este blog.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Brasil entre as cinco maiores potências mundiais

Este é o título da notícia publicada no Plantão do Jornal O Globo, no dia 12/12/07 às 15h49m. Segundo o texto, pesquisa realizada pela Fundação Milken coloca o país entre as cinco maiores potências mundiais até 2040.

Reproduzo o parágrafo central da notícia:

"Fatores como desenvolvimento de uma tecnologia única do país em agricultura tropical, uma elite bancária eficiente, um sistema financeiro sólido e de alta tecnologia, recursos naturais e grandes descobertas de novas reservas minerais, e ainda a quase eliminação do analfabetismo colocam o Brasil no foco da economia mundial."

Embora os mais experientes (como eu) já estejam vacinados contra os surtos de otimismo que periodicamente atingem os brasileiros, não há como negar que nosso país passou por grandes avanços nos últimos anos, principalmente na área econômica.

Se é verdade que temos ainda grandes desafios (na educação, infra-estrutura e na ética política, para ficar em alguns exemplos) devemos reconhecer que a estabilidade cambial, inflação baixa e queda dos juros estão permitindo, pela primeira vez em décadas, o desenho de um cenário promissor.

Boa notícia para empresas, empreendedores e profissionais que pensam em investir e crescer. Mais uma vez, a Espaço 2D está disponível para apoiar a atividade empresarial de forma inteligente, por meio dos escritórios virtuais.

Veja a notícia completa em http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/12/12/327562876.asp.
Saiba mais sobre a Milken Family Foundation em http://www.mff.org/.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

“Profissionalizando” o Home Office com um escritório virtual

Recebo, através do Boletim Visão do Empreendedor, encaminhado pelo Sebrae/RJ, um link para o interessante artigo intitulado
O assunto é: Home Office.

O texto analisa as vantagens e desvantagens, para micro e pequenos empresários, de se trabalhar em casa.

Setores como contabilidade, cosméticos, alimentos, confecções, publicidade, computação gráfica e consultorias em geral são citados como atividades onde o escritório doméstico se apresenta como uma opção ao empreendedor.

Em particular para novos negócios, o Escritório em Casa permite grande redução de custos, aliado a outros benefícios como auto-gerenciamento, maior contato com a família, redução do estresse, alimentação mais saudável, entre outros.

Em contrapartida, como lembra o artigo, o Home Office ainda sofre grande preconceito no mercado.

Se você acompanha nosso blog e conhece nossos serviços, já sabe que existe um meio-termo entre o trabalho puramente doméstico e o escritório tradicional: estamos falando, é claro, dos escritórios virtuais.

Por desconhecimento, muitos empreendedores organizados em escritórios domésticos deixam de aproveitar os benefícios que um escritório virtual pode, por um custo muito pequeno, lhes fornecer:

- Um endereço comercial de prestígio (para seus contatos profissionais), evitando o constrangimento de usar um endereço residencial em cartões de apresentação ou na divulgação da empresa.
- Salas de trabalho e de reunião mobiliadas, contratadas sob demanda conforme as necessidades do cliente.
- Atendimento telefônico e anotação de recados, liberando o telefone caseiro (e a própria família!) das ligações profissionais.

Em nosso website temos uma seção de informações úteis onde você encontrará documentos para download, artigos e informações interessantes àqueles que, com o auxílio de um Escritório Virtual, desejam se iniciar (ou já pelejam) no mundo empresarial.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Super Simples – as vantagens de ser pequeno

No próximo dia 14 a Lei do Super Simples completa 1 ano em vigor. Dados do Sebrae comprovam que a entrada em vigor do Super Simples impulsionou a abertura de micro e pequenas empresas no País: o surgimento de novos negócios cresceu 13% de janeiro a setembro de 2007, na comparação com o mesmo período em 2006.

Vale notar que, entre os setores beneficiados, estão segmentos encontrados entre os clientes de escritórios virtuais.

Cito, por exemplo:

- Serviços de instalação, manutenção e reparo de máquinas de escritório e de informática
- Produção cultural e artística
- Elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos (*)
- Planejamento, confecção, manutenção e atualização de páginas eletrônicas (*)
- Serviço de vigilância, limpeza ou conservação

(*) desde que realizados em estabelecimento do optante

Se você atua ou pensa em atuar nesses setores (bem como outros também favorecidos pelo Super Simples) pode ter uma segunda vantagem ao se tornar cliente de um Escritório Virtual. Afinal, por que não estender as vantagens de redução de custos e de burocracia, menor risco e maior flexibilidade?

Referência:

O texto completo da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006 está em:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LeisComplementares/2006/leicp123.htm
Os setores incluídos na nova legislação estão no Capítulo IV, Seção II, Artigo 17, parágrafo 1°.