sexta-feira, 29 de maio de 2009

Escritórios Virtuais ao redor do mundo (2): Estocolmo

O arquipélago de 14 ilhas interligadas por uma teia de 53 pontes marca não apenas o encontro do lago Mälaren (pronuncia-se “Mêlaren”) com o mar Báltico. Ali está situado um centro comercial com mais de 700 anos de história, que hoje é a sede do governo sueco e uma das cidades mais dinâmicas da Europa.

A privilegiada localização fez de Estocolmo um ponto estratégico (o nome da cidade significa “Ilha Fortificada”) desde os tempos medievais. A zelosa política de seus governantes e o trabalho diligente da população tornou-a um importante centro econômico e uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo.

Uma visita a Estocolmo ― com suas ruas limpas, belos parques, povo ordeiro e eficiente infraestrutura urbana ― confirma o estereótipo que todos temos das sociedades nórdicas. As inúmeras embarcações circulando ou simplesmente ancoradas às margens do Mälaren nos lembram o profundo vínculo que esses descendentes dos vikings mantêm com o mar: o sueco típico tem uma casa, um carro e um barco.

Como toda a cidade portuária, Estocolmo é aberta para o novo. Isso se reflete na intensa atividade cultural (são mais de uma centena de museus, além de teatros, cinemas e duas óperas) e no interesse científico (além das várias universidades, não nos esqueçamos que aqui é a sede da Fundação Nobel e local de entrega de seus famosos prêmios).

Embora tenha estado na cidade em viagem profissional, não pude deixar de notar seu apelo turístico. Estocolmo, entretanto, equilibra eficientemente o turismo e os negócios. Os prédios históricos e belas paisagens convivem com uma atividade frenética, responsável por 1/3 do PIB da Suécia.

Escritórios virtuais em Estocolmo

Estocolmo é a sede da maior parte das empresas suecas, algumas das quais estão entre as maiores do mundo: ABB (equipamentos), Ericsson (telecomunicações), Electrolux (eletrodomésticos), H&M (vestuário), Scania (veículos pesados) e Volvo (veículos) são alguns exemplos.

Se juntarmos esses gigantes industriais a um forte centro financeiro e à vocação comercial da cidade, teremos uma noção da intensa atividade econômica que permeia a aparente tranquilidade desta metrópole escandinava.

Assim, não é de se estranhar que Estocolmo abrigue diversos escritórios virtuais. Uma caminhada pelos arredores da Sergels Torg e Sergelgatan (v. foto), no coração comercial da cidade, permite que encontremos diversos deles. São exemplos o City Office World Trade Center e o Drottninggatan Serviced Office que, entre outras vantagens, oferecem rápido acesso ao sistema público de transporte ― uma facilidade de grande valor nas metrópoles européias, onde é raro (e caro!) locomover-se com carros particulares no centro urbano.

Os clientes do Escritório Virtual Espaço 2D também conhecem a conveniência de se ter uma estação de metrô, pontos de ônibus e táxi nas proximidades. Seja no calor tropical ou no frio escandinavo, os escritórios virtuais são uma solução inteligente para grandes, médias e pequenas empresas que compartilhem a busca pela flexibilidade e baixos custos em seus negócios.

Se você se interessou pelo tema, leia também nosso post Escritórios Virtuais ao redor do mundo (1): Londres.