quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Resoluções de Ano Novo

Como é praxe a cada ano, a chegada do Ano Novo marca o momento de fazermos um balanço da vida pessoal e profissional. E, junto dos tradicionais fogos de artifício e champanhe, vem também a lista de resoluções, com as metas que transformarão em realidade os abstratos votos de saúde e sucesso associados à mudança de calendário.

A CBRE (CB Richard Ellis), uma das maiores empresas do mundo no setor imobiliário, também propôs uma lista de resoluções para as empresas que buscam melhorar a administração de seus bens imóveis.

Embora a lista seja do ano passado, não há mal em repeti-la (como, aliás, não é incomum quando se trata de resoluções de Ano Novo...).

A “sacada” da lista da CBRE é que suas 10 sugestões são comparadas com 10 típicas metas pessoais de Ano Novo.  Assim, por exemplo, a meta número 1 ― “Parar de fumar” ― equivale à meta corporativa de “reduzir o desperdício e emissões poluentes”.

Mas o que me atraiu a atenção foi a Resolução 9: “melhorar a comunicação/manter contato”, cujo equivalente corporativo é “trabalhar de forma inteligente ― encontrar soluções de trabalho flexíveis e manter o foco na atividade-fim do negócio”.

E é o próprio Diretor Sênior de Serviços Corporativos Globais da CBRE, Mike Gedye, quem esclarece essa resolução:

“Como ocorre com o gerenciamento eficiente do espaço de trabalho, soluções de trabalho flexíveis podem trazer benefícios a sua organização, ao empregar um ambiente de trabalho mais eficaz, sintonizado com as necessidades do seu negócio e orientado à geração de maior produtividade e custos mais eficientes. Essas estratégias podem incluir espaços melhor utilizados para garantir que o capital seja distribuído de forma mais eficiente, talvez através de um ambiente amplo e colaborativo, usando tecnologia móvel e criando uma política de trabalho flexível que motive a equipe e melhore sua produtividade.”

Uma alternativa que se encaixa como uma luva à sugestão da CBRE é a contratação de escritórios virtuais, cujas salas equipadas e serviços de apoio administrativo solicitados por demanda permitem otimizar os investimentos das empresas em imóveis e infraestrutura próprios.

Portanto, se você ainda tem à mão sua lista de resoluções de Ano Novo, veja se não vale a pena incluir a contratação de um escritório virtual para sua atividade profissional.