terça-feira, 30 de junho de 2009

Aluguel é um bom negócio. Para quem?

O jornal O Globo, em sua edição de domingo, 28/06/09 apresenta, no suplemento Morar Bem, reportagem comentando sobre a vantagem de investir em imóveis para aluguel, diante da queda da taxa de juros e consequente redução do retorno de fundos de investimento.

Vantagem para quem?

Obviamente, a vantagem de que fala o texto é para os proprietários que, nas contas apresentadas pelos especialistas entrevistados, podem obter com o aluguel, em 24 meses, até o dobro do que conseguiriam investindo o valor do imóvel em papéis de renda fixa.

Isso significa, em contrapartida, que os locatários deixarão de usufruir dos benefícios dos tempos de juros elevados, quando valia a pena pagar aluguel e aplicar no mercado financeiro o valor equivalente do imóvel.

Imóveis comerciais

Ainda segundo a reportagem, proprietários de imóveis comerciais teriam retornos ainda maiores, pois neste segmento a rentabilidade costuma superar a do aluguel de unidades residenciais ― notadamente na cidade do Rio de Janeiro:

A compra de imóveis para alugar tem crescido especialmente no segmento de salas comerciais, no qual a rentabilidade é maior (...). E a tendência é que, no Rio de Janeiro, os aluguéis fiquem mais caros, já que cresce o número de empresas querendo se instalar na cidade.

― É uma questão de oferta e procura. Há muito mais imóveis residenciais disponíveis que comerciais, principalmente os de alto padrão, com tecnologia e infraestrutura ― avalia o presidente da Patrimóvel, Rubem Vasconcelos.

Diga-se de passagem que esta observação não é nova: o mesmo suplemento Morar Bem já havia, há cerca de dois anos, noticiado a falta de imóveis de alto padrão no Rio de Janeiro, assunto comentado em meu post Procurando um imóvel comercial de alto padrão.

Vamos então às compras?

Se você concluiu que é hora de comprar uma sala comercial para seu negócio, pense duas vezes. Os especialistas em empreendedorismo afirmam que, na maioria dos casos, comprar não só é um mau negócio como é um erro comum do empreendedor. Isso porque ao comprar um imóvel, deixa-se de usar aquele valor em compra de matéria-prima, marketing, treinamento e outras ações que poderiam aumentar o resultado da empresa. O capital “imobilizado” no imóvel pode imobilizar e empresa, pela falta de liquidez para tocar os negócios.

Já tratamos desse assunto no post Fugindo do Escritório Próprio, com direito a vídeo do Sebrae (vale a pena ver!).

Para piorar, imóveis “de alto padrão, com tecnologia e infraestrutura” são mais raros e, portanto, muito mais caros. E ninguém quer abdicar de um espaço com acesso à internet em banda larga, ar-condicionado, elevadores modernos, garagem no próprio prédio...

Então, qual a solução?

Então, qual a melhor maneira de investir em sua empresa, consultório, ou atividade profissional? Comprar uma sala comercial e correr o risco de ficar sem fôlego financeiro para os momentos de vacas magras, ou alugar um espaço e se sujeitar a custos crescentes de aluguel e condomínio?

A solução pode estar na contratação de um escritório virtual. Pagando apenas pelo que irá usar, o empreendedor terá acesso a salas mobiliadas e decoradas, com ar-condicionado, telefone e internet, e ainda poderá contar com atendimento telefônico, endereço comercial de prestígio, apoio administrativo e muito mais.

Consulte o website do Escritório Virtual Espaço 2D e comece a conhecer os benefícios que os escritórios virtuais podem trazer para os seus negócios.

Nenhum comentário: