O website australiano SmartCompany se dedica à difusão de informações e novidades sobre temas ligados ao empreendedorismo. Este mês, a seção dedicada a novas empresas publicou o artigo “10 ways to make your business appear bigger than it actually is”.
Apesar do título controverso, o artigo apresenta o resultado de uma pesquisa com especialistas propondo sugestões para melhorar as chances de as pequenas empresas conquistarem grandes clientes.
“Todo proprietário de uma pequena empresa sabe como é difícil conquistar seus primeiros clientes. Só o fato de ser pequeno já é razão suficiente para que clientes potenciais automaticamente o rejeitem, e lutar contra isso não é uma tarefa fácil.”
Como ninguém quer perder o jogo sem ao menos entrar em campo, é válido lançar mão de recursos para, no mínimo, ter uma oportunidade de mostrar seu trabalho e sua competência.
Porém, uma primeira impressão desfavorável pode ser fatal para as pretensões da pequena empresa. Assim, “parecer maior do que é” nada mais é do que adotar uma interface mais profissional com os clientes, evitando ser visto como frágil e não-confiável.
Mas vamos às dicas:
1 – Construa um website bacana: olhar a página de sua empresa na internet será uma das primeiras coisas que os possíveis clientes farão.
2 – Desenvolva sua presença nas mídias sociais: ajudará a estabelecer experiência e autoridade na sua área de atuação.
3 – Fale como “grande”: se você é CEO, contador e cuida do marketing na sua empresa, apresente-se apenas como mais um “diretor”. O cliente terá a imagem de uma empresa com um organograma mais complexo.
4 – Faça relações públicas: contrate um especialista (pode ser um freelancer) para profissionalizar seus esforços em RP.
5 – Consiga um endereço de prestígio: embora grandes empresas tenham começado na garagem ou no quarto dos fundos, um escritório bem situado transmite credibilidade.
6 – Produza material de promoção de qualidade: não economize em cartões, folhetos e papel timbrado. Se necessário, peça ajuda profissional.
7– Estabeleça uma missão: ajuda a consolidar a imagem da empresa junto aos clientes.
8 – Contrate um escritório virtual: permite um atendimento em tempo integral e, mais uma vez, confere credibilidade.
9 – Use seu carro para propaganda: mas não exagere!
10 – Vanglorie-se de seus clientes: bons contratos chamam outros. Não hesite em falar sobre sua carteira de projetos.
A essa altura, o leitor percebeu que enfatizei as dicas 5 e 8. É claro! Endereço de prestígio e atendimento telefônico são dois dos vários benefícios proporcionados pelos escritórios virtuais. Assim como salas elegantes e confortáveis para reuniões e contatos aumentam bastante as chances de se fechar novos negócios.
Portanto, não espere! Contrate um escritório virtual e comece a pensar grande!
Veja aqui uma versão em português do artigo da SmartCompany.
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