sábado, 27 de dezembro de 2008

Passeio Cultural

Com esse título em sua capa, o suplemento Zona Sul do Jornal O Globo (edição de 25/12/08) trouxe reportagem sobre alguns dos museus instalados nos bairros da região mais badalada do Rio de Janeiro.

Ao repassar os belos textos e fotos me dei conta de que, dos dez museus apresentados, nada menos do que oito estão nas proximidades do Escritório Virtual Espaço 2D. Destes, três podem ser alcançados com uma rápida caminhada desde nosso endereço!

Não surpreende que muitos de nossos clientes comentem a privilegiada localização de nossas instalações. Quem visita o Espaço 2D acaba conhecendo também alguns dos cartões postais mais famosos do Rio (Pão de Açúcar, Aterro do Flamengo), locais históricos (como o Catete e Laranjeiras, bairros que já foram o centro da política nacional), além de ter acesso a uma variada gama de opções culturais ― das quais as publicadas na reportagem d’ O Globo são um exemplo.

Vejam no mapa abaixo a localização dos museus visitados pelo jornal que podem ser alcançados em poucos minutos a partir de nosso endereço (os números seguem a ordem com que os museus foram apresentados na reportagem). E aproveitem a próxima oportunidade para usufruir de nossos serviços e conhecer um pouco das alternativas culturais e de lazer disponíveis em nossa vizinhança.

1 - Museu Internacional de Arte Naïf
Rua Cosme Velho 561, Laranjeiras

2 - Museu de Arte Moderna (MAM)
Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo

3 - Museu do Folclore Edson Carneiro
Rua do Catete 179, Catete

4 - Museu do Índio
Rua das Palmeiras 55, Botafogo.

5 - Museu da República
Rua do Catete 153, Catete

6 - Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente 134, Botafogo

7 - Museu da Segunda Guerra Mundial (Monumento dos Pracinhas)
Parque do Flamengo

8 - Espaço Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um 2009 de sucesso

Caros amigos e leitores

Este foi um ano de muitas realizações para o Escritório Virtual Espaço 2D. Ampliamos nossas instalações criando mais duas salas (Flex e Master), hoje com 100% de ocupação. Nossa carteira atingiu a marca de 150 clientes atendidos, entre contratos fixos e eventuais. E nossa receita cresceu mais de 50% em relação a 2007.

Evidentemente, esse resultado se deve em grande parte ao empenho de nossa equipe, à atenção de nossos fornecedores e, é claro, ao sucesso de nossos clientes.

Aliás, nosso lema é “o sucesso de nossos clientes é o nosso sucesso”.

Com a chegada das festas de fim de ano, aproveito para agradecer a todos os que, de uma forma ou de outra, nos ajudaram nessa conquista.

Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo de sucesso, saúde e conquistas, aos clientes do Escritório Virtual Espaço 2D
e a todos os que freqüentam este blog.

sábado, 22 de novembro de 2008

A Crise Global e os Escritórios Virtuais

Completados 2 meses desde que as dificuldades no mercado de hipotecas norte-americano se transformaram na maior crise global desde o crash de 1929, decidi me arriscar a avaliar os efeitos do terremoto financeiro no mercado dos escritórios virtuais.

Confesso que hesitei bastante e por uma razão simples: enquanto as páginas dos jornais seguem repletas de relatos desoladores sobre o impacto da crise, o Escritório Virtual Espaço 2D segue recebendo novos clientes e mantendo uma taxa de ocupação das salas próxima a 100 %.

Alguns poderão dizer que ainda é cedo para perceber os efeitos nefastos do abalo global na economia brasileira e que demorará alguns meses até que a situação se deteriore.

Mas talvez o que estejamos vendo seja a velha resiliência do brasileiro, calejado de crises e acostumado a superar problemas que, pelo visto, deixariam atônitos os cidadãos do hemisfério norte. Afinal, quem já passou por inflação de 2.500% ao ano, estagnação econômica de uma década, seqüestro da poupança entre outros horrores, não pode se impressionar com uma “desaceleração do crescimento” ou com oscilações na Bolsa e no câmbio.

Ouso acrescentar que nada melhor que uma crise para que empresas e profissionais reavaliem suas estratégias e busquem reduzir seus custos. A contratação de um escritório virtual é uma alternativa inteligente nesse momento para aqueles que estejam estudando uma reestruturação de atividades ou simples otimização de custos.

Também para os que precisam investir em espaço físico, neste momento de financiamento difícil e juros altos, o aluguel de salas mobiliadas e prontas para uso permite solução imediata com custo baixo.

Os escritórios virtuais não vão sozinhos resolver “os problemas do mundo”, mas continuarão sendo uma ferramenta útil para garantir competitividade para empresas e profissionais.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mudança tributária em 2009 favorece optantes do Simples Nacional

Micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional poderão, a partir de 1º de janeiro de 2009, pagar o imposto do Super-Simples pelo Regime de Caixa.

Atualmente, o imposto deve ser recolhido com a emissão da Nota Fiscal (Regime de Competência). Com isso, caso a empresa demore a receber o valor do serviço/produto vendido (ou até mesmo leve o calote), acabará pagando o imposto sem ter a respectiva receita.

Pelo Regime de Caixa, o recolhimento do tributo passa a ser feito apenas depois do efetivo recebimento pela venda realizada. Assim a empresa tem facilitado seu fluxo de caixa, pois o imposto pode ser pago com recursos próprios, sem necessidade de financiar o capital de giro.

Já permitido para empresas que usam o Lucro Presumido, o Regime de Caixa era uma das últimas matérias da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas pendentes de regulamentação.

Vale ressaltar que o Regime de Caixa exige um controle rigoroso dos recebimentos, o que pode ser particularmente difícil em certos ramos de negócios.

De qualquer forma, esta medida vem ao encontro do fortalecimento das Micro e Pequenas empresas optantes do Simples Nacional ― quase 3 milhões de empreendimentos, segundo dados da Receita Federal.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Empreendedorismo se aprende na escola

Parece que o governo também está se dando conta de que precisamos preparar nossos futuros empreendedores.

E não estamos falando aqui de faculdade, MBA, cursos de especialização etc.: trata-se do Ensino Médio e o público são os jovens de 14 a 18 anos.

Conforme noticiado n’O Globo no dia 08/09/08, o Governo do Estado do RJ iniciará, a partir de 2009, a difusão de noções de empreendedorismo nas escolas. Não através do currículo formal, mas por meio de atividades lúdicas, relacionadas com o dia-a-dia acadêmico.

Os alunos poderiam ajudar a organizar [a Festa Junina], calculando quantas espigas de milho serão necessárias, vendo o horário e a logística” exemplifica Rafael Martinez, subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino da Secretaria Estadual de Educação.

Devemos aplaudir ações como essas, simples, objetivas e, principalmente, despidas da grandiosidade que não raro acomete os projetos públicos – e quase sempre terminam em desperdício de recursos e resultados modestos.

Vale ressaltar que esta não é uma iniciativa isolada: o Governo do Ceará já havia, com o apoio do Sebrae, iniciado projeto similar em 2005 (v. Empreendedorismo na escola beneficiará mais de 5 mil pessoas).

Escolas particulares também começam a incluir matérias optativas de empreendedorismo a seus alunos (v. Escolas apostam até em aulas de empreendedorismo).

Apresentar conceitos de negócios aos jovens não é meramente um exercício de treinamento. No mundo globalizado de hoje, inovação e investimento são motores essenciais para a competitividade. E em um país onde o sonho de muitos é garantir um emprego público e onde a aceitação de riscos é vista com desconfiança, é importante acostumar os jovens a analisar problemas novos e tomar decisões de forma racional. Tais qualidades são úteis não apenas para empresários, como para qualquer pessoa.

Como diz o subsecretário Rafael Martinez: “O que nós queremos é um cidadão que seja protagonista da sua vida profissional, não importando se ele vai ser empregado de alguém ou se vai ter o seu próprio negócio”.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fugindo do trânsito com um Escritório Virtual

Trânsito caótico, engarrafamentos intermináveis e ruído e estresse pelo tempo perdido, são alguns dos pesadelos contemporâneos daqueles que habitam ou precisam se deslocar em grandes cidades.

A realidade literalmente incontornável do tráfego urbano traz prejuízos de toda a ordem ― sejam econômicos, sejam de qualidade de vida ― aos infelizes motoristas e passageiros...

Além destes, sofre toda a sociedade com a queda de produtividade, o desperdício de tempo e combustível, o aumento dos níveis de poluição atmosférica e sonora, entre outros.

Os investimentos em infra-estrutura e as soluções de controle de tráfego (radares, rodízio de veículos) são um mero paliativo. A única solução é evitar o trânsito. Mas como?

O uso de um escritório virtual é uma alternativa interessante para aqueles que podem prescindir do uso diário de um escritório físico. A estrutura de atendimento e recepção fica disponível em tempo integral e o cliente só é contactado quando necessário minimizando, portanto, seu deslocamento pela cidade.

Para equipes de trabalho, tem se tornado cada vez mais comuns o uso das alternativas tecnológicas hoje disponíveis: teleconferências, comunicação móvel e uso das facilidades da internet (mensagens eletrônicas). Algumas vezes, contudo, a interação virtual é insuficiente.

Nesses casos, o aluguel de uma sala em um escritório virtual pode trazer grandes benefícios, pois o local da reunião ou encontro profissional pode ser escolhido em um endereço mais próximo da residência dos participantes. O Escritório Virtual Espaço 2D, por exemplo, situado na Zona Sul e em local de fácil acesso e bem-servido de transporte público (ônibus e metrô), é uma excelente opção.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Escritórios Virtuais: solução para grandes também

Muitas pessoas, quando apresentadas pela primeira vez ao conceito de escritórios virtuais, assumem ser esta uma solução direcionada para pequenas empresas.

Sem dúvida, os escritórios virtuais podem ser uma excelente alternativa para micro e pequenos empresários, assim como profissionais liberais, pois permitem grande economia na montagem e manutenção da estrutura de atendimento e trabalho de suas atividades.

O que poucos sabem é que grandes empresas e grupos multinacionais também são freqüentes usuários dos escritórios virtuais.

Um exemplo é a contratação de um escritório virtual por uma grande empresa durante o período pré-operacional da montagem de um novo escritório ou filial

Nessa situação, um grupo pequeno de funcionários usa o escritório virtual contratado como base de operações enquanto estuda o novo mercado, viabiliza a instalação do escritório definitivo, efetua o recrutamento dos novos funcionários e contacta os futuros clientes.

O leitor talvez fique surpreso, mas um típico exemplo é nada mais nada menos que o Google Brasil (!). Antes de se instalar em sua atual sede de quase 2.000 m2 no centro de São Paulo (Av. Brigadeiro Faria Lima, 3900 – 5º andar), a filial brasileira do Google passou cerca de 2 anos ocupando um espaço de trabalho em um escritório virtual na capital paulista.

Sobre o início do Google no Brasil, veja http://googlebrasilblog.blogspot.com/2006/07/os-primeiros-dias-do-google-brasil.html.

Sobre o atual escritório, veja http://googlediscovery.com/2007/04/07/descubra-o-escritorio-do-google-brasil/.

Portanto, da próxima vez que pensar em escritórios virtuais, pense grande...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Alerta: Vincinette – Cuca Doida não são clientes do Espaço 2D

Temos recebido telefonemas e correspondências destinadas à empresa Vincinette Comércio de Artigos de Informática Ltda. (CNPJ 08.778.351/0001-30).

Essa empresa se apresenta na internet como Cuca Doida (http://www.cucadoida.com.br/) e alega ter filial na cidade do Rio de Janeiro, utilizando para tal o endereço do Escritório Virtual Espaço 2D.

Alertamos que essa empresa NÃO é cliente do Espaço 2D e não está autorizada a usar nosso endereço em suas atividades comerciais.

A empresa já foi comunicada da ilegalidade e solicitada a retirar de seu site qualquer referência a nosso endereço.

A sede da Vincinette / Cuca Doida no Rio de Janeiro, segundo informações da Receita Federal, é a Rua Luiz de Camões, 16 – complemento E 18, parte box 25. Quem desejar contactar essa empresa deve ligar para 21-4063-6352 (falar com Leonardo Lupinacci Graça).

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Teletrabalho: sua casa é o melhor escritório?

O instituto de pesquisa de mercado e opinião pública Market Analysis realizou estudo sobre teletrabalho no Brasil, concluindo que 23,2% da população adulta ativa o adota ao longo do mês, de alguma forma.

Seriam então cerca de 10,6 milhões de teletrabalhadores no Brasil, número que em 2001 não ultrapassava os 500 mil.

De fato, os recursos de trabalho remoto (celular, computadores, e-mails e internet, além do velho telefone fixo) imprimiram tal flexibilidade ao nosso dia-a-dia que muitas tarefas profissionais podem ser feitas em casa, no aeroporto, hotéis etc. Mais produtividade e menos lazer...

"Dentre os que trabalham remotamente todos os dias, pessoas que pertencem à classe A (18%), como os donos das companhias, gerentes e colaboradores de cargos administrativos mais altos são os principais representantes deste comportamento", afirma Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis.

A pesquisa também concluiu que trabalhar de casa é a forma mais popular da modalidade (52%).

Já publicamos um post comparando as soluções de escritório doméstico e virtual (“Profissionalizando” o Home Office com um escritório virtual). Há algum tempo, publiquei um artigo mais extenso sobre o tema, intitulado “Virtual Office ou Home Office?”. Este artigo, ainda não disponível na página do Escritório Virtual Espaço 2D, pode ser lido em http://www.webartigos.com/articles/5756/1/virtual-office-ou-home-office/pagina1.html.

A conclusão é que o trabalho em casa e o escritório virtual não são alternativas concorrentes e sim complementares, já que algumas das limitações do home office podem ser superadas com o apoio de um virtual office.

domingo, 11 de maio de 2008

George Vidor e os escritórios virtuais

Publicado na coluna do jornalista de economia d’O Globo, George Vidor, comentário sobre o crescimento dos escritórios virtuais. Vejam trecho do texto, extraído da edição de 05 de maio:

O ritmo de negócios na economia brasileira tem feito com que se multipliquem os escritórios virtuais, espécie de “hotel” de empresas que necessitam de abrigos temporários por participarem de projetos que exigem presença física no país. Ou mesmo de empresas já aqui instaladas, mas que precisam desses espaços para reuniões de negócios, grupos de trabalho ou treinamento. No caso do Rio, os principais clientes desses business centers são prestadores de serviços para a Petrobras e outras companhias petrolíferas, e ainda instituições financeiras que assessoram empresas envolvidas em grandes negócios.

Cada vez mais a utilidade e flexibilidade dos escritórios virtuais estão sendo reconhecidas, inclusive pelos grandes meios de comunicação. Quem acompanha nossos posts já sabe que grandes e pequenas empresas, de quase qualquer setor produtivo, podem se beneficiar dessa solução de negócios.