sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fila de espera para escritório no Rio

Novamente o jornal O Globo é nossa fonte de discussão. No dia 22/07/09, o jornal publicou, na seção Economia, artigo sobre o aquecimento no mercado carioca de aluguel de escritórios.

Este é um tema recorrente na imprensa e foi alvo de reportagem no mês anterior, comentada em nosso post Aluguel é um bom negócio. Para quem?.

Crise? Que crise?

Aqui o assunto é retomado enfatizando que, a despeito da crise e da tendência no resto do país, os imóveis comerciais no Rio de Janeiro se valorizaram:

O preço médio do metro quadrado avançou 2,5 % no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro, e atingiu o valor de R$ 87,27 ― o maior entre as principais capitais do país. No mesmo período, a média nacional registrou um recuo de 0,92%.

A reportagem segue com um dado interessante:

Além disso, a escassez de imóveis de alto padrão para abrigar empresas faz com que haja fila de espera de investidores.

Além dos brasileiros, investidores norteamericanos e europeus, insatisfeitos com o desempenho do mercado imobiliário em seus países, estariam entre os maiores interessados em imóveis cariocas.

Escritórios classe A

A pesquisa se refere aos chamados “escritórios classe A” ― aqueles situados em locais atraentes e dispondo de confortos tecnológicos. É sabido que no Rio de Janeiro, onde a idade média dos imóveis é elevada e são poucos os espaços disponíveis para novas construções, não há muitos escritórios desse tipo no Centro e Zona Sul, onde se concentra a atividade econômica da cidade. Essa escassez acaba puxando os preços.

Saindo da fila

Isso quer dizer, então, que não há alternativa? Como sabem aqueles que acompanham este espaço, é claro que há! Afinal, os escritórios virtuais, presentes nas principais capitais do mundo, são também encontrados no Rio de Janeiro.

E se a preocupação é com “escritórios classe A”, lembro mais uma vez que o Escritório Virtual Espaço 2D dispõe de salas mobiliadas e decoradas para uso imediato, com ar-condicionado central, telefone e internet em banda larga, em prédio de alto padrão com garagem privativa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E o que é melhor: com contratos flexíveis para cada necessidade.

Portanto, se você está analisando o aluguel de “escritório classe A”, saia da fila! Entre em contato conosco e conheça nossos planos e preços.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Aluguel é um bom negócio. Para quem?

O jornal O Globo, em sua edição de domingo, 28/06/09 apresenta, no suplemento Morar Bem, reportagem comentando sobre a vantagem de investir em imóveis para aluguel, diante da queda da taxa de juros e consequente redução do retorno de fundos de investimento.

Vantagem para quem?

Obviamente, a vantagem de que fala o texto é para os proprietários que, nas contas apresentadas pelos especialistas entrevistados, podem obter com o aluguel, em 24 meses, até o dobro do que conseguiriam investindo o valor do imóvel em papéis de renda fixa.

Isso significa, em contrapartida, que os locatários deixarão de usufruir dos benefícios dos tempos de juros elevados, quando valia a pena pagar aluguel e aplicar no mercado financeiro o valor equivalente do imóvel.

Imóveis comerciais

Ainda segundo a reportagem, proprietários de imóveis comerciais teriam retornos ainda maiores, pois neste segmento a rentabilidade costuma superar a do aluguel de unidades residenciais ― notadamente na cidade do Rio de Janeiro:

A compra de imóveis para alugar tem crescido especialmente no segmento de salas comerciais, no qual a rentabilidade é maior (...). E a tendência é que, no Rio de Janeiro, os aluguéis fiquem mais caros, já que cresce o número de empresas querendo se instalar na cidade.

― É uma questão de oferta e procura. Há muito mais imóveis residenciais disponíveis que comerciais, principalmente os de alto padrão, com tecnologia e infraestrutura ― avalia o presidente da Patrimóvel, Rubem Vasconcelos.

Diga-se de passagem que esta observação não é nova: o mesmo suplemento Morar Bem já havia, há cerca de dois anos, noticiado a falta de imóveis de alto padrão no Rio de Janeiro, assunto comentado em meu post Procurando um imóvel comercial de alto padrão.

Vamos então às compras?

Se você concluiu que é hora de comprar uma sala comercial para seu negócio, pense duas vezes. Os especialistas em empreendedorismo afirmam que, na maioria dos casos, comprar não só é um mau negócio como é um erro comum do empreendedor. Isso porque ao comprar um imóvel, deixa-se de usar aquele valor em compra de matéria-prima, marketing, treinamento e outras ações que poderiam aumentar o resultado da empresa. O capital “imobilizado” no imóvel pode imobilizar e empresa, pela falta de liquidez para tocar os negócios.

Já tratamos desse assunto no post Fugindo do Escritório Próprio, com direito a vídeo do Sebrae (vale a pena ver!).

Para piorar, imóveis “de alto padrão, com tecnologia e infraestrutura” são mais raros e, portanto, muito mais caros. E ninguém quer abdicar de um espaço com acesso à internet em banda larga, ar-condicionado, elevadores modernos, garagem no próprio prédio...

Então, qual a solução?

Então, qual a melhor maneira de investir em sua empresa, consultório, ou atividade profissional? Comprar uma sala comercial e correr o risco de ficar sem fôlego financeiro para os momentos de vacas magras, ou alugar um espaço e se sujeitar a custos crescentes de aluguel e condomínio?

A solução pode estar na contratação de um escritório virtual. Pagando apenas pelo que irá usar, o empreendedor terá acesso a salas mobiliadas e decoradas, com ar-condicionado, telefone e internet, e ainda poderá contar com atendimento telefônico, endereço comercial de prestígio, apoio administrativo e muito mais.

Consulte o website do Escritório Virtual Espaço 2D e comece a conhecer os benefícios que os escritórios virtuais podem trazer para os seus negócios.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Escritórios Virtuais ao redor do mundo (2): Estocolmo

O arquipélago de 14 ilhas interligadas por uma teia de 53 pontes marca não apenas o encontro do lago Mälaren (pronuncia-se “Mêlaren”) com o mar Báltico. Ali está situado um centro comercial com mais de 700 anos de história, que hoje é a sede do governo sueco e uma das cidades mais dinâmicas da Europa.

A privilegiada localização fez de Estocolmo um ponto estratégico (o nome da cidade significa “Ilha Fortificada”) desde os tempos medievais. A zelosa política de seus governantes e o trabalho diligente da população tornou-a um importante centro econômico e uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo.

Uma visita a Estocolmo ― com suas ruas limpas, belos parques, povo ordeiro e eficiente infraestrutura urbana ― confirma o estereótipo que todos temos das sociedades nórdicas. As inúmeras embarcações circulando ou simplesmente ancoradas às margens do Mälaren nos lembram o profundo vínculo que esses descendentes dos vikings mantêm com o mar: o sueco típico tem uma casa, um carro e um barco.

Como toda a cidade portuária, Estocolmo é aberta para o novo. Isso se reflete na intensa atividade cultural (são mais de uma centena de museus, além de teatros, cinemas e duas óperas) e no interesse científico (além das várias universidades, não nos esqueçamos que aqui é a sede da Fundação Nobel e local de entrega de seus famosos prêmios).

Embora tenha estado na cidade em viagem profissional, não pude deixar de notar seu apelo turístico. Estocolmo, entretanto, equilibra eficientemente o turismo e os negócios. Os prédios históricos e belas paisagens convivem com uma atividade frenética, responsável por 1/3 do PIB da Suécia.

Escritórios virtuais em Estocolmo

Estocolmo é a sede da maior parte das empresas suecas, algumas das quais estão entre as maiores do mundo: ABB (equipamentos), Ericsson (telecomunicações), Electrolux (eletrodomésticos), H&M (vestuário), Scania (veículos pesados) e Volvo (veículos) são alguns exemplos.

Se juntarmos esses gigantes industriais a um forte centro financeiro e à vocação comercial da cidade, teremos uma noção da intensa atividade econômica que permeia a aparente tranquilidade desta metrópole escandinava.

Assim, não é de se estranhar que Estocolmo abrigue diversos escritórios virtuais. Uma caminhada pelos arredores da Sergels Torg e Sergelgatan (v. foto), no coração comercial da cidade, permite que encontremos diversos deles. São exemplos o City Office World Trade Center e o Drottninggatan Serviced Office que, entre outras vantagens, oferecem rápido acesso ao sistema público de transporte ― uma facilidade de grande valor nas metrópoles européias, onde é raro (e caro!) locomover-se com carros particulares no centro urbano.

Os clientes do Escritório Virtual Espaço 2D também conhecem a conveniência de se ter uma estação de metrô, pontos de ônibus e táxi nas proximidades. Seja no calor tropical ou no frio escandinavo, os escritórios virtuais são uma solução inteligente para grandes, médias e pequenas empresas que compartilhem a busca pela flexibilidade e baixos custos em seus negócios.

Se você se interessou pelo tema, leia também nosso post Escritórios Virtuais ao redor do mundo (1): Londres.

sábado, 25 de abril de 2009

Fugindo do Escritório Próprio



Nada melhor para dar segurança aos seus negócios e transmitir uma imagem de solidez e confiabilidade aos seus clientes do que adquirir um imóvel para a sua empresa, certo?

Errado, afirmam os especialistas. Na verdade, ao usar parte do capital para comprar um imóvel, o empreendedor acaba prejudicando a capacidade de crescimento da empresa. Dependendo da “crise de liquidez” decorrente pode, até mesmo, inviabilizá-la.

Afinal, como bem lembram os economistas: “os recursos são finitos”. Ao comprar um imóvel, o empreendedor deixa de usar aquele valor em compra de matéria-prima, marketing, treinamento e outras ações que poderiam aumentar o resultado da empresa.

Não por acaso imóveis são classificados no Balanço Patrimonial como “Ativo Imobilizado”: imobilizado fica, de fato, o capital ali investido. O risco é que toda a empresa acabe se “imobilizando” devido ao pouco fôlego financeiro para as atividades do dia-a-dia.

Neste vídeo do SEBRAE (clique aqui para ir para a página original onde o vídeo foi postado) o consultor Wlamir Bello, do SEBRAE/SP, analisa o caso real de uma empresa do ramo farmacêutico, mas as conclusões podem ser estendidas para empreendimentos de qualquer ramo de negócios.

“Comprar ou alugar?” é a pergunta, cuja resposta não deixa dúvidas: “[Comprar] não só é um mau negócio como é um erro comum do empreendedor”, afirma o consultor, que credita a percepção de “tranquilidade” conferida por uma sede própria ao “sonho da casa própria”, válido na vida pessoal, porém equivocado quando trazido para o mundo dos negócios.

A este equívoco poderíamos acrescentar a busca pelo “status” teoricamente proporcionado pelo “bem próprio”. Afinal, um bom imóvel alugado (em um endereço de prestígio) pode conferir mais “status” do que um imóvel próprio cujas condições e localização sejam apenas regulares.

A sede própria, além de consumir liquidez, também “imobiliza” o investidor naquele local físico. O aluguel, por outro lado, confere maior flexibilidade, permitindo ao empresário mover-se rapidamente caso sua estratégia assim exija.

Isso posto, fica claro que um Escritório Virtual pode ser uma excelente opção, pois acrescenta às vantagens do aluguel convencional a maior celeridade e baixo custo: não apenas o imóvel, mas boa parte da infraestrutura necessária à operação do negócio pode ser contratada rapidamente e a valores acessíveis.

Lembre-se: para o cliente, não importa se as instalações da empresa são próprias ou de terceiros. O que ele quer é bom atendimento, serviço e/ou produtos de qualidade e preços competitivos.

Assim, esteja você abrindo uma nova empresa ou expandindo um negócio já estabelecido, vale a pena considerar os benefícios proporcionados por um escritório virtual.

Consulte a página do Escritório Virtual Espaço 2D para saber mais sobre essa solução de negócios.

Fonte: Negócios e Soluções: comprar ou alugar? (Visão do Empreendedor - SEBRAE/RJ)

domingo, 15 de março de 2009

Escritórios Virtuais na Revista Windows Vista

Fico satisfeito quando percebo que, cada vez mais, o conceito de escritórios virtuais ― já familiar entre empresários, executivos de grandes empresas e profissionais liberais ― chega ao grande público.

A divulgação dos escritórios virtuais na mídia tradicional já foi tema de outros posts deste blog (v., por exemplo, Revista Veja e Jornal O Globo). Recentemente, também a Revista Oficial do Windows Vista apresentou, em sua edição de Outubro de 2008, interessante artigo comparando três modelos de escritórios: doméstico, virtual e móvel.

O artigo “Os diferentes escritórios da era da mobilidade”, de autoria da especialista em comunicação móvel Bia Kunze, apresenta um resumo dos três tipos de escritórios e suas vantagens, indicando as atividades que deles podem se beneficiar. Entre as empresas citadas no artigo está o Escritório Virtual Espaço 2D.

Apenas para lembrar (ou reiterar), já mostramos em outros posts e artigos que usuários de escritórios domésticos e escritórios móveis têm grandes vantagens em contratar um escritório virtual.

Com ajuda de outros meios de comunicação, seguiremos divulgando os benefícios que um escritório virtual pode trazer para empresas e profissionais que buscam maior eficiência e qualidade para seus serviços.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Escritórios Virtuais ao redor do mundo (1): Londres

Imponentes edificações com séculos de história, lado a lado com prédios ultramodernos. Tráfego pesado onde quase não se ouvem buzinas. Museus às dezenas, com acervos de incalculável valor, disponíveis à visitação gratuita. Belíssimos parques abertos o ano inteiro, ainda que sejam raros os dias de sol e calor. Pelas ruas movimentadas do centro, turistas ao celular param para fotos ao lado das tradicionais cabines telefônicas vermelhas.

Das cidades que conheço, Londres é aquela que considero ter conseguido o melhor equilíbrio entre tradição e modernidade. Possui todas as vantagens de uma metrópole (oportunidades econômicas, vida cultural intensa, conforto), sem perder o controle sobre os problemas típicos dos grandes centros urbanos (segurança, habitação, poluição).

Os motoristas estão (ainda) entre os mais educados do mundo. O metrô centenário, apesar de suas linhas volta e meia interrompidas para obras, ainda é um meio de transporte prático e eficiente. Os pontos turísticos, limpos e bem sinalizados, são encontrados sem problemas mesmo pelo visitante avesso ao idioma de Shakespeare.

A paranóia do terrorismo parece ceder pouco a pouco. Hoje, o grande inimigo dos ingleses é a crise econômica global.

Estive em Londres recentemente, na virada de Setembro para Outubro de 2008, exatamente quando as primeiras ondas de choque originadas da crise das hipotecas subprime norteamericanas abatiam as Bolsas do mundo inteiro e alguns (até então) insuspeitos ícones do setor financeiro.

Apenas duas semanas antes, houvera a maior corrida bancária na Inglaterra em um século, quando correntistas do Northern Rock (então o quinto maior financiador de hipotecas na Grã Bretanha) sacaram 1 bilhão de libras em apenas um dia. A crise estava nas capas dos tablóides, nos programas de entrevistas da TV e até ― como pude presenciar ― em “cacos” inseridos pelos atores das peças teatrais do West End, no mais puro estilo de humor britânico.

Não obstante, a cidade continuava com seu movimento tradicional, com turistas enfileirados para uma volta na London Eye, estudantes circulando pela exposição da vez na Tate Modern, moradores se abastecendo nos mercados e feiras... A Londres milenar e pragmática, que enfrentou as invasões vikings, a Peste Negra e os bombardeios nazistas, não se deixaria impressionar por mais uma crise.

Escritórios virtuais em Londres

Centro econômico mundial durante séculos e ainda hoje referência no mercado financeiro global através das diversas instituições instaladas na área central da cidade conhecida como “The City“, Londres possui, como não poderia deixar de ser, dezenas de escritórios virtuais. Em sua maior parte, podem ser encontrados no polígono financeiro-comercial que se inicia a leste do Hyde Park (Oxford Street), limitado ao norte pela linha Northern do metro e ao sul pelo rio Tâmisa, passando pelos arranha-céus da “City” e terminando a oeste da Tower Bridge.

Um desses escritórios virtuais é o Avanta Serviced Office, situado no número 10 da Margaret Street. Considerando que a rua está a apenas dois quarteirões das frenéticas Oxford Street e Regent Street ― pelas quais turistas apressados com suas bolsas de compras dividem o (exíguo) espaço com não menos apressados londrinos a caminho do escritório ― este é um endereço surpreendentemente tranquilo.

O prédio de típicos tijolos vermelhos abriga salas mobiliadas e equipadas para reuniões. O preço (a partir de £ 20/hora) não inclui, entretanto, o tradicional chá com biscoitos, cobrados à parte...

Os serviços de escritório virtual, como atendimento telefônico e apoio administrativo também estão disponíveis, atendendo desde profissionais com escritórios domésticos e pequenas empresas até grandes organizações.

O Avanta possui outros endereços em Londres: em comum, todos oferecem instalações confortáveis e localização conveniente (próximo a estações do metrô, restaurantes e comércio). Afinal, uma das principais vantagens de um escritório virtual é proporcionar um endereço de prestígio e infraestrutura moderna a preços convidativos ― opinião certamente compartilhada pelos clientes do Escritório Virtual Espaço 2D.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Escritórios Virtuais ao redor do mundo (introdução)

Cada dia mais e mais pessoas em todo o mundo se dão conta de que os escritórios virtuais podem ser a solução de que necessitam para viabilizar, aprimorar ou ampliar seus negócios.

Como já escrevi antes (*), os escritórios virtuais são um fenômeno típico da economia global e suas vantagens não se limitam a certos mercados regionais ou situações específicas. Ao contrário, sua flexibilidade e praticidade se mantêm atrativas nos mais diversos ambientes de negócios.

Não é surpresa, portanto, que os escritórios virtuais estejam se multiplicando pelo planeta: da fervilhante Nova Iorque à surpreendente Kampala. Dos lagos gelados da Escandinávia às praias tropicais do Caribe. Por todo o lado, empresários e profissionais de diferentes culturas encontram nos escritórios virtuais uma alternativa inteligente para se pôr em vantagem frente à concorrência.

Para ilustrar esse fato, decidi publicar alguns posts com exemplos de escritórios virtuais em diferentes cidades do mundo. Sempre que possível, tentarei trazer para o texto um pouco das características de cada local - como se estivéssemos viajando juntos e conhecendo um pouco da cultura e do ambiente de negócios de cada país.

Espero que vocês se interessem e - por que não? - se divirtam também.

Breve enviarei o primeiro capítulo: Londres.

Até lá.

(*) Vejam no website do Escritório Virtual Espaço 2D a série de artigos “Escritórios Virtuais e Globalização” em http://www.espaco2d.com.br/artigos.htm.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Passeio Cultural

Com esse título em sua capa, o suplemento Zona Sul do Jornal O Globo (edição de 25/12/08) trouxe reportagem sobre alguns dos museus instalados nos bairros da região mais badalada do Rio de Janeiro.

Ao repassar os belos textos e fotos me dei conta de que, dos dez museus apresentados, nada menos do que oito estão nas proximidades do Escritório Virtual Espaço 2D. Destes, três podem ser alcançados com uma rápida caminhada desde nosso endereço!

Não surpreende que muitos de nossos clientes comentem a privilegiada localização de nossas instalações. Quem visita o Espaço 2D acaba conhecendo também alguns dos cartões postais mais famosos do Rio (Pão de Açúcar, Aterro do Flamengo), locais históricos (como o Catete e Laranjeiras, bairros que já foram o centro da política nacional), além de ter acesso a uma variada gama de opções culturais ― das quais as publicadas na reportagem d’ O Globo são um exemplo.

Vejam no mapa abaixo a localização dos museus visitados pelo jornal que podem ser alcançados em poucos minutos a partir de nosso endereço (os números seguem a ordem com que os museus foram apresentados na reportagem). E aproveitem a próxima oportunidade para usufruir de nossos serviços e conhecer um pouco das alternativas culturais e de lazer disponíveis em nossa vizinhança.

1 - Museu Internacional de Arte Naïf
Rua Cosme Velho 561, Laranjeiras

2 - Museu de Arte Moderna (MAM)
Avenida Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo

3 - Museu do Folclore Edson Carneiro
Rua do Catete 179, Catete

4 - Museu do Índio
Rua das Palmeiras 55, Botafogo.

5 - Museu da República
Rua do Catete 153, Catete

6 - Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente 134, Botafogo

7 - Museu da Segunda Guerra Mundial (Monumento dos Pracinhas)
Parque do Flamengo

8 - Espaço Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um 2009 de sucesso

Caros amigos e leitores

Este foi um ano de muitas realizações para o Escritório Virtual Espaço 2D. Ampliamos nossas instalações criando mais duas salas (Flex e Master), hoje com 100% de ocupação. Nossa carteira atingiu a marca de 150 clientes atendidos, entre contratos fixos e eventuais. E nossa receita cresceu mais de 50% em relação a 2007.

Evidentemente, esse resultado se deve em grande parte ao empenho de nossa equipe, à atenção de nossos fornecedores e, é claro, ao sucesso de nossos clientes.

Aliás, nosso lema é “o sucesso de nossos clientes é o nosso sucesso”.

Com a chegada das festas de fim de ano, aproveito para agradecer a todos os que, de uma forma ou de outra, nos ajudaram nessa conquista.

Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo de sucesso, saúde e conquistas, aos clientes do Escritório Virtual Espaço 2D
e a todos os que freqüentam este blog.

sábado, 22 de novembro de 2008

A Crise Global e os Escritórios Virtuais

Completados 2 meses desde que as dificuldades no mercado de hipotecas norte-americano se transformaram na maior crise global desde o crash de 1929, decidi me arriscar a avaliar os efeitos do terremoto financeiro no mercado dos escritórios virtuais.

Confesso que hesitei bastante e por uma razão simples: enquanto as páginas dos jornais seguem repletas de relatos desoladores sobre o impacto da crise, o Escritório Virtual Espaço 2D segue recebendo novos clientes e mantendo uma taxa de ocupação das salas próxima a 100 %.

Alguns poderão dizer que ainda é cedo para perceber os efeitos nefastos do abalo global na economia brasileira e que demorará alguns meses até que a situação se deteriore.

Mas talvez o que estejamos vendo seja a velha resiliência do brasileiro, calejado de crises e acostumado a superar problemas que, pelo visto, deixariam atônitos os cidadãos do hemisfério norte. Afinal, quem já passou por inflação de 2.500% ao ano, estagnação econômica de uma década, seqüestro da poupança entre outros horrores, não pode se impressionar com uma “desaceleração do crescimento” ou com oscilações na Bolsa e no câmbio.

Ouso acrescentar que nada melhor que uma crise para que empresas e profissionais reavaliem suas estratégias e busquem reduzir seus custos. A contratação de um escritório virtual é uma alternativa inteligente nesse momento para aqueles que estejam estudando uma reestruturação de atividades ou simples otimização de custos.

Também para os que precisam investir em espaço físico, neste momento de financiamento difícil e juros altos, o aluguel de salas mobiliadas e prontas para uso permite solução imediata com custo baixo.

Os escritórios virtuais não vão sozinhos resolver “os problemas do mundo”, mas continuarão sendo uma ferramenta útil para garantir competitividade para empresas e profissionais.